sexta-feira, agosto 31, 2007

Ventos do Norte

É na Dinamarca, na península da Jutlândia, que fica o farol de Rubjerg Knude. Durante quase 70 anos, foi um sinal de esperança para os navios que faziam as agrestes rotas do Norte. Em 1968, a subida das areias impediu-lhe a luz de ser vista no meio das intempéries. Hoje, é apenas mais uma prova de que o Mar do Norte é uma batalha perdida à nascença. Ali não se dão tréguas.

Já na Escócia, na estreita Crovie, eu tinha sido testemunha dos seus rigores. Ainda naquela altura, a terra mostrava as marcas de um terrível dia de Janeiro do ano de 1953. Os ventos árticos tinham empurrado um descon- trolado Mar do Norte costa adentro e feito de Crovie uma aldeia deserdada.

Cinquenta anos e sete meses depois, percorri a Costa de Banff e parei em Crovie. Não vi lá absolutamente ninguém. O Mar do Norte brilhava debaixo de um morno sol de Agosto.

Imagem de Rubjerg Knude propriedade de cheeweng

Etiquetas: , , , , ,

1 Comments:

Blogger Gonçalves said...

Amigo Zé, aproveito esta deixa para te felicitar pelo teu "um dia destes passo por lá".
A partir de agora terei um interesse acrescido na visita de sítios como os que descreves. Grécia, Santorini, Dinamarca. Fico a aguardar a tua opinião sobre os fjords da Noruega, Holanda, Bélgica.
Um abraço daqueles apertados (à picheleiro)

01 setembro, 2007 01:43  

Enviar um comentário

<< Home